domingo, 24 de novembro, 2024
SKA: acesse o site
Início Institucional Como analisar geometrias com o PartXplore

Como analisar geometrias com o PartXplore

0

Como analisar os raios da peça? Como saber se em determinada posição haverá usinagem negativa? Recebi um arquivo que meu software CAM não abre, e agora?

Esses e vários outros questionamentos são facilmente resolvidos com as ferramentas de análise do PartXplore. No texto abaixo o Pré-Vendas da SKA, Adriano Tavares, dá algumas dicas de uso e conta um pouco mais sobre o produto. 

De onde vem o PartXplore?

O Edgecam PartXplore em tese é um produto que pertencia ao WorkNC e era chamado de WorkXplore3D. Com a junção da Sescoi (desenvolvedora do WorkNC) e a Vero (desenvolvedora do Edgecam), o produto passou a ser disponibilizado na matriz de produtos do Edgecam. Atualmente ambos foram unificados passando a ter o mesmo nome, seja no Edgecam ou no WorkNC.

Trata-se de uma ferramenta de visualização, análise de colaboração.

Visualização:

Com o PartXplore é possivel abrir arquivos nativos de diversos softwares e salvar em extensões neutras como .STL e .STEP. Desta forma, se você recebe um arquivo que o seu Edgecam não abra, será possível abrir no PartXplore e salvar em .STEP. Não me refiro aos benefícios de programar utilizando modelos em extensões nativas no Edgecam, mas se você não tem o integrador no seu Edgecam ( Solid Machinist for Catia, NX..etc), poderá usar o PartXplore como conversor.

Análise:

Acredito que a análise seja um dos principais benefícios. Há muito tempo desejávamos que o Edgecam fosse capaz de analisar os modelos, o que ajuda no processo de programação. Há muito mais tempo ainda, o Edgecam já havia tido algumas ferramentas, que foram descontinuadas e nunca mais voltaram. Agora, temos com o PartXplore a possibilidade de analisar as geometrias, sem longos tempos de medição ou simulação.

Colaboração:

As ferramentas de colaboração, podem seu utilizadas para armazenar ou compartilhar informações sobre o modelo. Dentro do fluxo de processo da empresa, várias pessoas poderiam fazer suas respectivas anotações por exemplo.

São comandos simples de usar, que podem ajudar a melhorar o processo, além de auxiliar no estudo das melhores práticas para determinada peça. Além disso podemos fazer animações para entender melhor o funcionamento de uma montagem por exemplo.

Aperta o play e veja os recuros na prática.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui