Um dos maiores diferenciais do DELMIA Ortems em relação a outras soluções APS do mercado é a disponibilidade de uma listagem expressiva e completa de indicadores padrão para total gestão do planejamento e programação de qualquer fábrica.
Devido à grande concorrência dos dias atuais, as organizações precisam buscar ferramentas para aperfeiçoar seu sistema de gestão e melhorar seu desempenho. Esta avaliação de desempenho é fundamental, pois garante uma fácil visualização da situação atual da empresa, sendo possível, também, comparar com outras organizações do mercado. Além disso, possibilita enxergar com maior facilidade onde melhorias são necessárias de serem aplicadas.
Os indicadores na solução Ortems podem ser acessados através do módulo de Planning, sendo facilmente adicionados à tela principal, de acordo com a necessidade de cada organização. Além disso, existem pré-alertas configuráveis em que o planejador também poderá ser avisado caso o sequenciamento ou o nivelamento não atendam os parâmetros ou faixa indicada. Confira nas imagens abaixo:
Valores mínimos e máximos também podem ser parametrizados, sendo que o planejador é alertado por meio de cores:
Os indicadores também podem ser exibidos na grade à esquerda do gráfico de Gantt de ordens de produção (OPs) e da máquina. Isso permite que você veja seus valores para cada OP ou máquina:
São mais de 30 indicadores já parametrizados dentro do software, divididos em 4 subgrupos, sendo eles:
– Ordens de produção;
– Máquinas;
– Conformidade;
– Custos;
Vamos falar mais detalhadamente sobre cada um destes indicadores, confira:
Indicadores de ordens de produção
Ordens em atraso e no prazo
São listadas todas as ordens em atraso e aquelas que estão dentro do prazo. Neste indicador, as datas planejadas das OPs são comparadas com as datas dos prazos solicitados pelos clientes (calculadas através do MRP). Os dias de atraso e antecipação também são calculados e informados.
Caminho crítico das OPs
Indicador que demonstra o tempo teórico para conclusão das OPs – ou seja, a soma dos tempos do roteiro de fabricação do item em questão.
Tempo de estadia ou tempo de ciclo planejado
É o tempo de residência da OP no Gantt, ou seja, a duração real da OP dentro do plano atual.
Tempo de espera
Indicador que demonstra a diferença entre o tempo de ciclo e o caminho crítico de cada OP.
Taxa de fluxo
Calculado para cada OP, é a razão entre o caminho crítico da OP e o tempo de ciclo.
Uma baixa taxa de fluxo indica que o tempo de espera de uma OP está muito alto e que o WIP (work in progress) precisa ser otimizado.
Taxa de serviço
A taxa de serviço é um indicador que demonstra a razão entre as ordens dentro do prazo (ou adiantadas) e o total das ordens de produção.
Taxa just-in-time (JIT)
A taxa just-in-time reflete a capacidade de concluir uma OP o mais rápido possível (taxa de fluxo máximo) e o mais próximo de sua data de vencimento (prazo do cliente).
Atraso padronizado
Trata-se de um indicador de alerta que indica a taxa entre o número de dias em atraso de uma OP comparado ao caminho crítico dela. Ele pondera os atrasos de OP de acordo com sua duração teórica mínima.
Indicadores de máquina
Taxa de carga
A taxa de carga de uma máquina é a razão entre a duração de todas as operações na máquina e o horizonte de planejamento menos os tempos de inatividade da máquina.
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação de uma máquina é calculada através da razão entre a duração de todas as operações e o período disponível dela (considerado sem as paradas).
Tempo de setup
É a soma dos tempos de troca de ferramenta, de preparação e de parâmetros da máquina, expressos em dias.
Eficiência
Para cálculo de eficiência da máquina, é usado a taxa just-in-time multiplicada pela taxa de carga. Este indicador leva em consideração a carga de trabalho da máquina, os atrasos e o seu fluxo.
Indicadores de conformidade
Conformidade fim de OP (planejado x realizado)
É um indicador que compara o que foi planejado com o que está sendo realizado na fábrica. Ele indica a porcentagem das ordens que foram completadas no prazo conforme o plano de referência estabelecido. É possível, também, ter o mesmo monitoramento para as operações, de forma mais detalhada, conforme a necessidade de cada organização.
Indicadores de custos
Custo de uso das máquinas
Para cada máquina, o custo de operação é calculado da seguinte forma: Custo de operação por hora da máquina * Número de horas de carga de trabalho da máquina.
Custo do inventário
Indicador para monitorar o custo total do inventário, expresso no seguinte cálculo: quantidade do estoque no final do dia X Custo do inventário X Custo referente ao carregamento do estoque (normalmente utilizado como padrão 5%).
Os indicadores do DELMIA Ortems proporcionam um direcionamento e orientação completo nas tomadas de decisão – e, quando alinhados à estratégia da empresa, podem ser determinantes no sucesso da organização e de seus resultados.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a SKA através do e-mail [email protected] ou telefone 0800 510 2900.