Markforged lança novo material, que entrega uma maneira fácil e econômica de imprimir peças flexíveis funcionais.
Historicamente, o principal meio de produção de peças flexíveis envolve a produção de moldes para moldagem ou fundição, o que costuma compensar apenas para a produção de peças em grandes quantidades. Uma situação que já vem sendo aliviada nos últimos anos pela adoção da manufatura aditiva. Porém, as impressoras de filamento ainda tinham muita dificuldade na produção de peças em materiais elásticos com boa qualidade.
Como resposta a esse conjunto de barreiras, a Markforged passa a oferecer um novo produto: o TPU 95A. O novo produto permite a produção de peças em pequena ou média escala com detalhamento fino, superfície suave e resistência mecânica superior a peças flexíveis produzidas por impressão em resina.
Além disto, o material também entrega resistência a problemas operacionais por sensoriamento e controle de extrusão otimizada para lidar com o comportamento de um material comumente difícil de imprimir.
O que é o TPU?
O poliuretano termoplástico (TPU) é um material elástico que permite a fabricação de partes flexíveis e com absorção de impacto. É um material altamente flexível, que pode esticar até 5 vezes o seu tamanho original antes da ruptura. Além disto, é um dos poucos materiais termoplásticos capazes de serem impressos por uma impressora 3D com a tecnologia FFF (fabricação com filamento fundido).
Como a nomenclatura do material implica, o TPU 95A apresenta dureza superficial 95 na escala Shore A, o limite mais alto da variação de 60 a 95 dos filamentos TPU para manufatura aditiva. No entanto, a rigidez à flexão das peças impressas pode ser alterada com o emprego de grades de preenchimento já largamente utilizadas para a redução de massa em peças rígidas, podendo ser diminuída em até 50%.
Disponível nas cores preta e branca, o TPU 95A da Markforged já pode ser instalado em impressoras dos modelos Mark Two e Onyx Pro de segunda geração (com expansão prevista para as impressoras da série Industrial Gen 2 até o final de 2022) após um processo de purga durante a troca de materiais, utilizado com a mesma facilidade que as outras matérias-primas cadastradas no sistema Eiger Fleet.
Quais os benefícios econômicos para a impressão TPU 95A?
Os métodos tradicionais de produção de materiais flexíveis, semelhantes a borracha, podem vir com longos prazos de entrega, custos iniciais caros e processos de várias etapas. Com os custos substanciais de ferramentas necessários, a fabricação com esses tipos de materiais geralmente só é viável em grandes volumes. Já o TPU 95A simplifica os processos de criação de peças flexíveis, semelhantes a borracha, que são lentas e caras para obter em pequenas quantidades.
É adequado para:
– Substituir a fabricação tradicional para produzir peças de uso final de alto valor, flexíveis e resistentes a impactos quando o volume não é necessário;
– Manter as linhas de produção quando as peças legadas não estão mais disponíveis; – Prototipagem para validação de design antes de se comprometer com a ampliação da produção.
Curioso para saber como você pode transformar seu negócio com essa nova tecnologia? Entre em contato com um dos nossos especialistas para saber mais sobre a solução. E aproveite: no dia 23/11, a SKA promoverá um Entenda com o Especialista exclusivo falando sobre esta nova tecnologia. Inscreva-se no botão abaixo e não perca!