Uma aeronave de 2,2 metros de envergadura por 1,53 metros de comprimento, que pesa 1,7 Kg. Essas são as características da aeronave não tripulada radio-controlada desenvolvida pela equipe Kamikase, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que possui 10 anos de história. Ao todo, hoje são 25 alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias envolvidos com o projeto e preocupados em ajustar questões de eficiência estrutural, desempenho, segurança e fidelidade de construção com relação ao projeto e ao acabamento. Eles estão nos preparativos finais para participar da Competição SAE Aerodesign, no final de outubro, em São José dos Campos, SP.
Segundo o capitão da equipe, Tarcísio Reolon Gelaim, a cada ano a equipe faz um avião diferente e inovador. “Nosso objetivo é construir uma aeronave de estrutura leve que atenda a todos os requisitos da competição”.
Uma das preocupações da Kamikase é com relação à economia de custos e materiais. “Trabalhamos com materiais nobres, então temos que ser certeiros com relação à precisão do projeto, para que não haja nenhum desperdício”. Tarcísio acredita que poder desenhar o avião no SOLIDWORKS ajuda muito nessa questão. A SKA, como patrocinadora da equipe, fornece os cursos de SOLIDWORKS para os integrantes. “Agradecemos muito à SKA. Ter essa parte mais autodidata faz toda a diferença para nós, pois até então não tínhamos muito acesso a biografias confiáveis. Poucas disciplinas na faculdade oferecem disciplinas com conteúdos tão detalhados como os que vemos trabalhando diretamente com SOLIDWORKS”.
A SKA está na torcida, Kamikase!
Participa de alguma equipe Aerodesign e está procurando patrocínio? Clique aqui e saiba como a SKA pode ajudar.