Localizada no aeroporto de São João da Boa Vista/SP, a Sector Aircraft é uma multinacional no segmento aeronáutico, fundada em 2017 pelo engenheiro André Godoy e a psicóloga Ingrid Pontes Godoy. Juntos de sua equipe, são responsáveis por desenvolver aeronaves esportivas nas categorias leves (LSA) e ultraleves. Os principais modelos são Hero e Quantum, projetos desenvolvidos e licenciados exclusivamente pela Sector, que tem como meta seus aviões no Top 5 de vendas nos Estados Unidos. Para isso, a fábrica abriu, no final de 2018, uma filial em Orlando, nos EUA, para iniciar as tratativas para alcançar o objetivo.
Com vasta experiencia no segmento mecânico e de LSA, Godoy lançou ao mercado a aeronave Hero, com motor Rotax 912 IS de 100hp, construído em alumínio e com capacidade para dois lugares, oferecendo espaço interno para pessoas de grande estatura. Com tanque cheio, a aeronave poderá voar uma distância de aproximadamente 1.000 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento.
Para passar todo esse conhecimento do papel para a vida real, foi necessário o uso de softwares para o desenvolvimento de cada peça, cada detalhe e testes de simulação e a ferramenta escolhida para projetar foi o SOLIDWORKS. Fundamental para criação de modelos detalhados, montagens e desenhos 2D, além de conseguir gerar superfícies complexas, chapas metálicas, soldas e matrizes de moldes, o software otimiza processos e agiliza a entrega dos projetos.
Além da parte de montagem, a Sector também precisou do software SOLIDWORKS Simulation, que possibilita estudos com durabilidade, respostas estáticas, dinâmicas, cinemáticas de peças e conjuntos, além de permitir testar novas ideias digitalmente, aprimorar o desempenho e a qualidade do produto, antes mesmo de fabricá-lo. Isso ajudou a Sector a otimizar tempo e custos por já desenvolver peças corretas para sua aeronave, dando 100% de precisão no que estava sendo feito. “O Simulation nos traz a confiança de seguirmos com as escolhas das geometrias, com certeza não teríamos chegado ao projeto que temos hoje se não fosse o SOLIDWORKS” cita André Godoy.
Enquanto a capacidade de prever diversos comportamentos físicos pode ser feito pelo SOLIDWORKS Simulation, as questões de mecânica complexas dos fluidos que impactam o desenvolvimento do projeto podem ser solucionadas pelo SOLIDWORKS Flow Simulation. Nesta ferramenta, é possível criar, por exemplo, tuneis de vento e verificar o comportamento e condições de pressão e velocidade do ar nos projetos.
Veja o vídeo: