Você já parou para pensar nos benefícios que um sistema de gestão da produção pode conferir às fábricas?
No caso das empresas sistemistas, a digitalização correta dos dados da manufatura pode oferecer rastreabilidade e uso eficiente de matérias-primas, monitoramento e qualificação dos processos produtivos, e muito mais.
Continue a leitura para conferir detalhes sobre esse tipo de indústria e conhecer a solução de tecnologia da SKA desenvolvida para atender essa demanda.
O que são as empresas sistemistas?
As empresas sistemistas são aquelas responsáveis por projetar, fabricar e fornecer sistemas completos para os fabricantes de produtos finais.
Elas estão normalmente posicionadas como fornecedoras Tier One, fornecendo módulos e sistemas prontos para serem instalados diretamente nos veículos ou outros produtos complexos.
Um exemplo claro no setor automotivo seria uma sistemista que fornece sistemas de freios completos, painéis eletrônicos ou módulos de airbag para montadoras.
Quais são os padrões e normas técnicas que as empresas sistemistas precisam atender hoje em dia?
As empresas sistemistas operam sob padrões rigorosos, como a IATF 16949 para a indústria automotiva.
Esses padrões definem como os processos de produção devem ser geridos, desde a recepção de matérias-primas até a entrega dos sistemas prontos. A qualidade e a segurança são os principais focos.
Para isso, é fundamental ter controle total sobre todos os processos, incluindo a rastreabilidade dos componentes.
Nesse sentido, as empresas sistemistas que contam um sistema de gestão da produção industrial se destacam em relação às suas concorrentes.
Exemplo prático: Se uma falha for identificada em um veículo, devido a um defeito em um sistema de airbags, a empresa que forneceu o sistema precisa rapidamente rastrear a origem do problema, identificar todos os lotes afetados e comunicar às montadoras quais são os veículos que podem estar com peças defeituosas. E isso só é possível com um sistema de rastreabilidade eficiente.
Penalidades/Prejuízos que as empresas sistemistas podem obter se não seguirem as normas técnicas
A falta de conformidade com as normas técnicas pode trazer consequências graves para as empresas sistemistas, desde penalidades financeiras até a perda de contratos com grandes montadoras.
Não seguir as normas pode resultar em:
- Multas e sanções regulatórias;
- Custos elevados com recalls de produtos;
- Danos à reputação e perda de confiança dos clientes;
- Interrupções na produção, devido às falhas em auditorias de conformidade.
O que é o sistema de gestão da produção SYNECO Traceability?
O SYNECO Traceability é um sistema avançado que realiza o rastreamento completo das operações no chão de fábrica.
Ele considera todos os componentes e materiais cadastrados na lista de materiais do ERP, além de monitorar lotes e números de série.
Antes mesmo de iniciar a produção, é possível acessar as condições atuais desses itens.
Integrado ao sistema MES SYNECO Production, o SYNECO Traceability une informações de processos e materiais, aumentando a eficiência operacional.
Com esse módulo, é possível acessar um registro histórico abrangente, que garante a rastreabilidade de informações cruciais sobre cada produto fabricado, desde a origem da matéria-prima até a expedição dos produtos finais.
Como ele auxilia no monitoramento de lotes de empresas sistemistas?
Dada a complexidade da cadeia de suprimentos em empresas sistemistas, controlar todos os componentes utilizados em cada lote no chão de fábrica é desafiador.
O SYNECO Traceability visa garantir que as informações dos suprimentos planejados pelo ERP cheguem corretamente a cada operação de produção, permitindo a verificação da matéria-prima utilizada.
Se um lote de componentes ou matéria-prima apresentar falhas, o sistema facilita a localização rápida de todos os produtos afetados, minimizando custos e impactos em toda a cadeia produtiva.
Entenda como o sistema de gestão da produção SYNECO Traceability facilita fábricas sistemistas no atendimento de normas de conformidade
Com geração dos históricos, o SYNECO Traceability pode auxiliar exibindo relatórios sobre a produção em datas especificas, que podem ser utilizados para comprovar a conformidade do lote ou da produção, como também monitorar a implementação de melhorias aplicadas.
Durante auditorias, registros sobre componentes ou materiais utilizados em determinadas operações, podem ser acessados rapidamente, mostrando a origem dos lotes, data de fabricação, local etc.
Os dados coletados através da rastreabilidade podem ser utilizados para identificar áreas de melhoria nos processos de produção. O que pode ajudar a evitar futuras não conformidades.
SKA é líder no desenvolvimento e implantação de soluções MES nas indústrias
Com 35 anos de atuação no mercado industrial, a SKA conta com uma equipe formada por 600 profissionais experientes e qualificados sobre o uso de tecnologias para indústria 4.0.
Somos uma empresa líder em sistemas MES no Brasil, oferecendo soluções voltadas tanto para gestão de linhas de produção em lotes, quanto seriadas.
Entre em contato com nossos especialistas e entenda como nós podemos auxiliar e acelerar os processos e a qualidade da sua empresa!
Quer saber mais sobre o universo dos sistemas MES? Assista à nossa playlist de vídeos sobre o assunto:
Texto original escrito por Danilo de Sousa Vieira, Engenheiro de Aplicações na SKA, e adaptado por Laís Mello Pontim, Jornalista na SKA.