A Palatov Motorsport é uma fabricante americana de carros que projeta e produz carros de alta performance. Baseada no estado de Oregon, nos EUA, além de projetar carros, também projeta e fornece componentes, assim como peças de suspensão para aplicação de carros personalizados. Para ajudar no desenvolvimento de todo esse trabalho, eles contam com a ajuda do SOLIDWORKS Flow Simulation.
Antes de fundar a empresa, Dennis Palatov avaliou várias soluções de projeto e escolheu o SOLIDWORKS por achar o software bastante intuitivo. “A solução se comporta do jeito que meu cérebro funciona, e me permite transferir produtivamente as ideias em minha cabeça para a realidade”, disse Palatov. “Eu projeto carros completos do zero sozinho, e nós montamos os carros com uma equipe de quatro pessoas. A maioria dos carros especiais são desenvolvidos por equipes de 20 a 30 pessoas ou mais. Nós não seríamos capazes de fazer o que fazemos na Palatov Motorsports sem o SOLIDWORKS.”
Outra vantagem do SOLIDWORKS foi o Flow Simulation integrado, que permitiu à equipe de projeto obter informações importantes sobre como o fluxo de ar, o arrasto e a força de apoio afetam o desempenho do carro. Ao validar seus projetos de veículos usando o SOLIDWORKS Flow Simulation, os projetistas foram capazes não só de melhorar a aerodinâmica dos carros, mas também ajustar os elementos da aerodinâmica para corresponder às preferências específicas dos motoristas.
Por exemplo, a empresa utilizou o SOLIDWORKS Flow Simulation durante o desenvolvimento de um modelo que foi especificamente projetado para competir em uma corrida de 12,42 milhas até 14.110 pés no estado americano do Colorado. A corrida tem 156 voltas. “Realizamos análise de fluxo usando o SOLIDWORKS Flow Simulation e depois comparamos os resultados com dados da vida real obtidos através de testes físicos”, explicou Palatov. “Nós encontramos uma correlação de 98% entre os resultados do SOLIDWORKS Flow Simulation e o que realmente acontece. Isso nos trouxe a confiança para confiar no software para melhorar o desempenho aerodinâmico. Nós ainda mantemos 400 libras de força de apoio a 100 mph, mas utilizamos o resultado para otimizar a distribuição da força dianteira/traseira e permitir ajustes aerodinâmicos.”