terça-feira, 16 de julho, 2024
Início Artigos técnicos Impressoras 3D: por que você deve utilizar a Manufatura Aditiva agora

Impressoras 3D: por que você deve utilizar a Manufatura Aditiva agora

0
Impressoras 3D Manufatura Aditiva
Imagem: Divulgação/ SKA

A produção por métodos aditivos vem conquistando seu espaço na indústria nos últimos anos, mas, diferente do que muitos pensam, essa tecnologia não é nada nova. Na verdade, as primeiras impressoras 3D iniciaram a sua comercialização por volta da década de 80, e de lá para cá impulsionam a indústria com robustez e precisão.

Esse método vem se difundindo no mercado de forma exponencial, auxiliando a indústria desde a produção de protótipos a peças de uso final. Tudo isso se deve ao desenvolvimento de novas tecnologias, máquinas e materiais que tornam possível ter peças de alta complexidade, mais acessíveis e com custo atrativo em apenas algumas horas.

A impressão 3D vem se difundindo por esses e muitos outros benefícios que fazem total sentido quando comparados aos métodos de manufatura convencional. Então, como esses benefícios se tornam interessantes para a indústria? Por que é hora de investir em um equipamento de Manufatura Aditiva?

Por mais que os métodos de manufatura aditiva tenham iniciado há um bom tempo, foram nos últimos cinco anos que se obteve a maior taxa de crescimento de tecnologias. Isso se dá pelo empenho de trazer soluções que vão de encontro com a necessidade das indústrias especializadas.

Afinal, o que há de novo dentro da Manufatura Aditiva?

Poder e confiabilidade

Para suprir a necessidade de produção em escala, têm sido desenvolvidos maquinários que envolvem significantemente velocidade a área de impressão, confiabilidade e qualidade das peças.

Como exemplo disso, é possível citar a tecnologia de MJF (Multi-Jet-Fusion), da HP. Essa tecnologia traz a capacidade de produzir um lote de múltiplas peças, independente da geometria, em apenas algumas horas.

Usabilidade

Historicamente, os sistemas de impressão 3D requeriam operadores dedicados com treinamentos extensivos, muito semelhante ao que acontece em alguns processos das máquinas CNC. De fato, o avanço das tecnologias trouxe um marco muito importante para a manufatura aditiva, pois hoje é possível automatizar muitos processos, além de ter tornado a aplicação muito mais simples.

A operação dos novos equipamentos tem exigido uma curva de aprendizado mínima, sem a necessidade de experts no assunto. Além disso, em relação à verificação das peças, é possível ter sistemas automatizados que fazem a inspeção das peças no momento exato da impressão, validando com o modelo requerido.

Leia mais:

Inovação em materiais

As aplicações de manufatura aditiva expandiram em novas direções. Com isso, cresceu a necessidade de novos materiais para suprir os mais diversos setores. Hoje é possível imprimir peças em compósitos que são mais resistentes que o alumínio, com muito menos peso, além de peças que podem resistir a altas temperaturas e com resistência a químicos.

É possível, também, reforçar peças com fibras contínuas, como fibra de carbono, fibra de kevlar e fibra de vidro. Um exemplo é a tecnologia de FFC da Markforged, que permite adicionar fibras de reforço em locais específicos da peça conforme a necessidade da aplicação. Além disso, a solução traz um material com base composta que confere ótimas resistências mecânicas.

Metais impressos

Diferente das antigas tecnologias, a impressão de materiais metálicos tem se tornado mais acessível, rápida e segura. Tecnologias como SLM (SLM Solutions) e FFF Metal (Markforged) trazem a possibilidade de imprimir peças em aços de alta aplicabilidade, como aço inoxidável, aços ferramenta, inconel, cobre, entre outros.

Conectividade com a indústria 4.0

A integração de softwares com as impressoras 3D tem permitido que impressões sejam iniciadas de onde e quando forem necessárias. Além disso, integrações com sistemas MES, ERP ou EAM, permitem o total controle da produção fabril.

Bases de dados em nuvem permitem o armazenamento de arquivos já preparados para impressão, os chamados “estoques digitais”, além de gerenciar impressoras de diferentes regiões. Isso se torna extremamente benéfico para as indústrias quando pensamos em ocupação de espaços físicos.

Muitas das vezes, são demandados grandes espaços apenas para armazenagem de itens que são de reposição e que podem ficar parados por meses ou até mesmo perder sua funcionalidade, o que acaba gerando custos desnecessários para a empresa. Com o uso da manufatura aditiva, isso pode ser resolvido imprimindo essas peças apenas quando necessário, garantindo a economia e a funcionalidade, além de possibilidade de modificações do projeto conforme a necessidade.

Impressoras 3D: Por que estamos no momento certo?

A Manufatura Aditiva vem trazendo inúmeros benefícios para os mais diversos setores industriais, desde prototipagens até mesmo para peças de uso final.

Grandes fabricantes, líderes em diversos setores, estão adotando a MA como suporte para seus processos de produção convencional. Inclusive, adicionando mais impressoras aos seus processos para suprir necessidades que antes nem mesmo eram identificadas para tal tecnologia e que hoje fazem total sentido.

Com a evolução exponencial da tecnologia, software e materiais, essas empresas estarão cada vez mais preparadas para o que ainda há por vir, se diferenciando dos seus concorrentes quanto ao que tange velocidade de entrega, produtividade, e experiência de uso. Por esses e muitos outros benefícios que a manufatura aditiva pode entregar, é possível considerar o momento correto para adotar esse método e ter o diferencial dentro de casa, evitando ficar para trás.

Transforme a indústria 4.0 com a SKA

Desde 1989 impulsionando a indústria, a SKA segue em constante evolução e sendo cada vez mais protagonista na América Latina. Fale AGORA com um de nossos especialistas e saiba de que forma você pode acrescentar a Manufatura Aditiva na sua rotina de processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui