A adoção da Manufatura Aditiva Industrial em uma empresa é como uma impressão digital: não existem duas iguais. As possibilidades podem parecer infinitas, assim como os requisitos. No entanto, as sete dicas abaixo podem ajudar você a compreender tudo isso e começar da melhor forma possível!
Foque no valor ao invés do custo
Uma jornada bem-sucedida de Manufatura Aditiva começa com sua mentalidade. E, assim como todas as grandes histórias, começa pelo início. É importante focar em utilizar a MA de maneira significativa desde o início.
Ou seja, isso significa começar o seu negócio fazendo as perguntas certas: onde a Manufatura Aditiva pode agregar valor? Ela é viável? Essa aplicação seria mais adequada através de outro método de fabricação?
Ao fazer isso, você avaliará o verdadeiro valor do seu projeto, ao invés do custo dele.
É preciso estar em uma comunidade (e escutá-la)
Grandes ideias podem surgir de qualquer lugar (e de qualquer pessoa). Por isso, ao envolver um grupo diversificado de pessoas que fazem parte da sua organização, você passará a enxergar as coisas sob uma nova perspectiva.
Isso não só ajuda a melhorar as suas próprias ideias, mas também pode gerar apoio para o seu projeto que, de outra maneira, poderia ser difícil de obter.
Familiarize-se com o design para Manufatura Aditiva Industrial
Existem muitas razões para amar a Manufatura Aditiva Industrial, mas a liberdade de design está no topo da lista para muitas pessoas. No entanto, quando você está começando e entendendo a tecnologia, é normal projetar suas novas peças com base nos métodos de produção que você já está familiarizado, o que significa que você perde muitos desses benefícios.
Por isso, recomendamos mergulhar no mundo do design para Manufatura Aditiva antes de começar. Isso ajudará você a descobrir todas as possibilidades que este tipo de manufatura oferece. Você terá funcionalidade integrada, complexidade sem custo adicional, novas formas e muito mais à sua disposição. Ao entender como usar a tecnologia ao máximo, você poderá aumentar a sua produção desde o início.
Falhe rápido e frequentemente
Não veja erros como erros. Veja-os como oportunidades para aprender. Uma das muitas vantagens de usar a MA é a capacidade de criar iterações rapidamente, ajudando você a chegar a uma solução melhor em tempo menor.
Isso diminui os riscos do processo, porque o custo do fracasso é baixo e acelera enormemente a taxa em que você constrói suas habilidades e conhecimentos.
Torne isso normal
O desconhecido pode ser desanimador para muitas pessoas, mas a familiaridade é reconfortante. Isso vale, também, para a manufatura aditiva. Quando você a introduzir em sua empresa, tente incentivar os outros a vê-la como apenas outra forma de fabricar as coisas. Uma tecnologia complementar, não uma substituta.
Isso ajudará a difundir o pensamento da MA dentro da sua organização, oferecendo oportunidades de aprendizado e intensificando seu conhecimento e habilidades. Isso reduzirá o custo da inovação e trará novas ideias à tona de toda a equipe. Considere moldar e acelerar ativamente esse processo implementando fluxos de trabalho informais e econômicos para compartilhar conhecimento entre seus parceiros!
Aproveite a indústria de Manufatura
Entrar no mundo da Manufatura Aditiva pode parecer intimidador, mas é importante lembrar que você não está sozinho. Ao entender o suporte e os serviços aos quais você pode recorrer, você não precisará tentar entender um campo incrivelmente complexo a partir do zero.
O lado bom é que você é livre para escolher os serviços que melhor atendem às suas necessidades, seja na consultoria de estratégia abrangente, no desenvolvimento de aplicativos pagos ou em todos os tipos de processos e serviços terceirizados.
Comece pequeno, mas sonhe grande
Sonhe grande para realmente explorar o potencial da Manufatura Aditiva, pensando além de objetivos de curto prazo, guiados por custos. Comece pequeno para dar a si mesmo tempo para aprender, reduzir riscos e evoluir junto com a tecnologia. Este é o segredo para uma jornada bem-sucedida na MA, mesmo que nenhuma delas seja igual.
Manufatura Aditiva Industrial – Dos conceitos à aplicação
Quer se aprofundar ainda mais no mundo da Manufatura Aditiva? Então que tal conferir o nosso curso, lançado este ano, intitulado “Manufatura Aditiva Industrial – Dos Conceitos à Aplicação“? Com ele, você aprenderá a aliviar massa, ter menores custos, eliminar suporte e aumentar a vida útil de peças geradas através da impressão 3D.
Confira, abaixo, o vídeo de apresentação do curso e clique aqui para inscrever-se nele.
SKA é referência em soluções de Manufatura Aditiva Industrial
Aqui, na SKA, oferecemos quatro marcas de impressoras 3D industriais altamente qualificadas, que aumentarão sua produtividade e contribuirão com a rotina de trabalho da sua empresa! Confira, abaixo, todas elas:
- Markforged: Impressoras 3D de polímeros, metal e compósitos. A Markforged desenvolveu sistemas centrados na produção de peças com alta resistência mecânica para uso direto em ambientes industriais, com as tecnologias FFF, FFC e BJT.
- Impressoras 3D industriais HP: Oferecem um sistema de impressão 3D industrial focado na produção de peças em volume, baixíssimo custo e alta qualidade dimensional e de acabamento, com as soluções MJF e BJT.
- FORMLABS: Soluções de Manufatura Aditiva com as tecnologias LFS e SLS. Com elas, você terá acesso a uma ampla gama de materiais, com diferentes tipos de resistência à temperatura e durabilidade.
- SLM Solutions: Impressoras 3D com a tecnologia SLM para a produção de peças com alta complexidade em metal.
Gostou de saber mais a respeito da Manufatura Aditiva Industrial e de que forma ela pode impactar o seu negócio? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos representantes para adquirir uma de nossas soluções!
______________
*Texto traduzido e adaptado de: https://www.materialise.com/en/inspiration/articles/beginning-additive-manufacturing-journey?utm_source=pardot&utm_medium=email&utm_campaign=CORP-23274-Gen-MonthlyNewsletter-Newsletter-EN-JUL23