Inovação é a introdução de algo novo, pode ser uma ideia, método ou produto. A visão de algo inovador muda conforme os segmentos do mercado, cada área tem o seu lado revolucionário. E essas devem receber cada vez mais atenção.
Segundo uma pesquisa americana sobre negócios e inovação, feita pela National Science Foundation, apenas 15% de aproximadamente 1,3 milhão de empresas introduziram um novo produto ou processo ao longo de um período de 3 anos. Os outros 85% talvez precisem exatamente da inovação para se manter a em alta.
Então, como você pode começar a inovar para sair desse grupo? Aqui estão 5 dicas que vão te ajudar:
1. Entenda seus clientes:
Você precisa saber como seu público se sente em relação a seus produtos, o que gostam e não gostam e, o mais importante: quais problemas estes ainda estão buscando resolver. Isso será como um farol para a inovação em seu segmento.
2. Proporcione um “tempo de inovação” para seus colaboradores:
Permita que seus funcionários programem um tempo para pesquisa, estudos e pensem em coisas novas, que possam agregar a produtos ou serviços. Estimule o pensamento e a inovação.
3. Desenvolva um processo de inovação:
Após esse tempo focado em desenvolver algo novo, crie um processo para organizar as ideias, para que nada seja perdido. Com isso, será mais fácil começar a dar vida aos projetos e bem feitorias.
4. Mostrar compromisso de gestão:
É importante que as equipes de inovação saibam como é crucial o desenvolvimento de novos produtos e processos para o futuro dos negócios. Tudo isso começa com o compromisso da administração em garantir que o tempo e os processos de inovação estejam sendo focados.
5. Reconhecimento e recompensa:
A motivação pode ser iniciada recompensando aqueles que surgem com novas e qualificadas ideias, algo que traga impacto ao negócio. Muitas vezes, esses gestos mantêm as pessoas interessadas em buscar ideias e soluções, em vez de simplesmente eliminar os problemas para se concentrar nos compromissos concorrentes.
Existem muitas barreiras e obstáculos para inovação, essas cinco etapas permitem a construção de uma cultura onde o inovar é importante, a administração é comprometida e os colaboradores são recompensados quando participam. Então, se você está entre os 85% que não inovam, a hora de se comprometer chegou.