![SKA](https://ska.com.br/public/images/logo.png)
Manufatura aditiva não é apenas útil como um meio de produção para peças de uso final, mas também como complemento para outros métodos de manufatura. Impressoras 3D industriais produzem peças de alta resistência, fortes o suficiente para suportar o ambiente de chão de fábrica, onde as peças impressas são usadas como ferramentas, gabaritos e dispositivos de fixação. Vamos mostrar agora como usuários das impressoras 3D Markforged reduziram custos e otimizaram seu tempo de produção nas operações de manufatura.
A Garantia da Qualidade, para a maioria das peças, requer um dispositivo de fixação customizado. Aliado a isso, a preparação da inspeção deve ser geometricamente precisa, repetível, robusta e firme, fatores que contribuem para o investimento significativo de tempo e dinheiro. A Garantia de Qualidade é, então, geralmente reservada para peças de alto volume e precisão. O custo mais baixo e menor tempo de entrega proporcionado pela manufatura aditiva, aprimorado pela resistência e precisão do material das impressoras 3D Markforged, ajudam as indústrias a usarem as máquinas CMM para certificar mais peças, de maneira mais consistente e eficiente.
A área de soldagem geralmente tem longos períodos de preparação devido aos dispositivos genéricos e de múltiplos usos que podem não ser adequados a geometrias estruturais desafiadoras. Dispositivos fracos podem levar a más fixações, inconsistência e à propagação do erro humano. A manufatura aditiva permite o projeto e a fabricação de gabaritos especializados, montagens customizadas e dispositivos de fixação que requerem menos tempos de configuração e melhoram a precisão das operações de soldagem.
Mordentes de fixação são uma solução comum para firmar peças customizadas durante a usinagem. Normalmente elas são produzidas em metais maleáveis, porém, ferramentarias e oficinas podem imprimi-las em 3D para não sobrecarregarem as suas máquinas. Através do uso de materiais compósitos resistentes o suficiente para suportar as operações da usinagem pesada, as garras de fixação podem ser usadas centenas de vezes sem estragos ou sem a necessidade de calibração.
Peças produzidas pela manufatura aditiva desafiam as restrições de projeto da usinagem, pois usam muito menos material em um produto de tamanho e força idênticos. Garras de robôs mais leves diminuem o peso da estrutura em balanço dos braços do robô aos quais eles estão conectados, o que aprimora o controle de movimento durante a operação. A impressão 3D diminui significativamente o tempo de entrega e custos das garras e possibilita o aumento da capacidade de carga útil dos robôs. Peças customizadas podem ser fabricadas no mesmo dia, para novas aplicações, fortalecendo o desenvolvimento de uma nova gama de garras de robôs especializados.
Processos de design iterativo podem consumir tempo e serem custosos já que a produção pode parar uma vez que uma peça não tenha a performance aceitável. Com os métodos tradicionais de usinagem e fundição, novos moldes e ferramentas precisam ser criados a cada iteração. A manufatura aditiva elimina este custo, trabalho e tempo extras, e acelera o processo de iteração que realmente importa.
Produções de alto volume são geralmente associadas a redução de custos. Mas quando os produtos estão no início de seu ciclo, no fim dele ou mesmo passaram da sua vida útil, empresas devem armazenar o excedente de estoque em um depósito. A manufatura aditiva oferece a possibilidade de estocar apenas os arquivos digitais de projeto e imprimir as peças rapidamente e somente se necessário. Imprimir conforme a demanda economiza espaço nos depósitos, reduz inventário e permite customização e prototipagem rápidas, desta forma, aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos.
Peças com geometrias internas complexas são geralmente impossíveis de fabricar usando os métodos de usinagem subtrativa convencionais sem segmentá-las em múltiplos componentes. Estes componentes podem até requerer métodos únicos de fabricação. A manufatura aditiva dá a possibilidade de produzir geometrias internas funcionais, como canais dentro de uma peça inteiriça. Bons projetos para montagem requerem a diminuição do número de peças, o que elimina potenciais fontes de erro, reduz a necessidades de fixadores e diminui tempo e custo de produção.
De mordentes especiais para operações de usinagem complexas até dispositivos de alinhamento para soldagem, uma impressora 3D pode melhorar muitas das operações “atrás das cenas” que são associadas à manufatura e à fabricação. Complemente o seu chão de fábrica com uma impressora 3D Markforged e experimente menores tempos de espera, aumento de produtividade dos equipamentos e redução dos custos de manufatura.