Valmasser

Valmasser investe em WorkNC para reduzir tempo de setup com usinagem 5 eixos

A Valmasser, especializada em usinagem de ferramental para moldes de injeção e estampagem, investe em tecnologias modernas para agilizar a produção. A empresa de Caxias do Sul (RS), está em fase de implementação de um projeto para usinagem 5 eixos simultâneos com o WorkNC em todas as ferramentas e moldes de injeção e estampagem produzidos nas máquinas do chão de fábrica. O objetivo é atender às necessidades de clientes do setor industrial, especialmente automotivo e de linha branca, que precisam de agilidade, precisão e qualidade na produção dos moldes e ferramentas.

A tecnologia, que já está sendo testada pelos programadores, vai atuar, principalmente, na redução de programas e tempo de preparação da máquina para usinagem, fator que foi determinante para a escolha da solução, segundo Clodoaldo Garcia de Moraes, Coordenador de Programação. “Em um único programa, a solução busca automaticamente todos os campos de referência da máquina sem ter que fazer o posicionamento manual. Isso reduz consideravelmente o tempo de preparação das máquinas, sem contar que a usinagem é feita em uma única vez, eliminando também a etapa de eletro erosão”.
 
O 5 eixos simultâneos do WorkNC pode gerar automaticamente percursos 5 eixos com base em percursos 3 ou 3+2 eixos existentes, tendo em conta toda cinemática da máquina 5 eixos selecionada. Com isso, a Valmasser consegue trabalhar com ferramentas curtas o máximo de tempo possível, controlando melhor o método de corte e reduzindo vibrações.

Até o ano passado, a Valmasser utilizava o sistema de usinagem 3 + 2, mas o alto tempo de setup de programas aliado ao aumento da demanda dos clientes fez com que a empresa buscasse uma nova solução. Conforme Clodoaldo, a execução dos processos com o WorkNC entrega a peça para o cliente em menos tempo. “Com o mercado cada vez competitivo, nossos clientes precisam lançar produtos cada vez mais rápido”.
 
Outro fator decisivo para investir na nova tecnologia foi o fato do WorkNC permitir a produção de ferramentas e peças com melhor acabamento. “A usinagem 5 eixos simultânea possibilita também oferecer ao nosso cliente uma peça com qualidade superior, pelo fato de tudo ser feito em uma única usinagem, o que elimina emendas e deixa a peça melhor acabada. Em um ano acredito que conseguimos estender a tecnologia para todos os processos da Valmasser”, ressalta Clodoaldo.

Utilização do WorkNC já comprovou redução de 30% no desbaste e redesbaste das peças

Além do ganho com a tecnologia de 5 eixos simultâneos, a empresa ganhou também nos processos já existentes em 3 + 2.  “Os caminhos inteligentes gerados pelo WorkNC reduziram em 30% o tempo de desbaste e redesbaste”.

Aqui no vídeo você confere uma demonstração feita pela SKA para a Valmasser:

 

 

 

<< Mais clientes