Semil

Semil adota SOLIDWORKS PDM para impulsionar seus processos de fabricação

A Semil, empresa líder na fabricação de máquinas e equipamentos para frigoríficos de aves, localizada em Chapecó, SC, investe em tecnologia de ponta desde a sua fundação, em 1987. 
Os clientes da Semil necessitam de equipamentos customizados e de concepção modular, totalmente confeccionados em aço inox. Um exemplo disso é um dos últimos lançamentos, um Desempilhador de Gaiolas, cujo projeto foi todo desenvolvido no SOLIDWORKS e conta com uma estrutura de cerca de 400 itens (veja na imagem abaixo renderizada no SOLIDWORKS). Segundo o responsável pelo departamento de TI, Edimilson Marangoni, essa é uma das máquinas mais complexas usadas por frigoríficos e clientes ao redor do mundo. Ela serve para desempilhar gaiolas com frangos vivos no momento da entrada no frigorífico. 
 
A empresa utiliza o SOLIDWORKS na área de desenvolvimento de produtos para modelamento de peças e montagens e também para criação de superfícies. Com a ajuda do software, conseguiu aumentar a segurança e a qualidade dos dados gerados, economizar tempo, analisar peças integradas e enviar desenhos detalhados prontos para a produção. 
 
Tempo de entrega de produtos customizados
Com o aumento da demanda na fabricação de máquinas personalizadas, a necessidade de reduzir os prazos de entrega tornou-se vital. A implementação da ferramenta SOLIDWORKS PDM, da SOLIDWORKS, é a solução de gerenciamento de dados adotada para reduzir erros de fabricação, encontrar dados rapidamente, reaproveitar projetos e acelerar os fluxos de aprovação e revisão de desenhos.  
 
Exportação de centenas de itens para ERP acontece em pouco mais de um minuto
O sistema PDM ajuda a Semil a reduzir o tempo de exportação de dados do SOLIDWORKS para o sistema ERP da empresa. 1 minuto e 30 segundos é o tempo que a equipe de engenharia leva para exportar os dados de projeto de um Sangrador automático de frangos, por exemplo, com uma estrutura de 250 itens. Antes, esse processo levaria em torno de 50 minutos. Isso agiliza o processo de desenvolvimento do produto e reduz o seu tempo de lançamento no mercado.
 
Versionamento de arquivos e comunicação com a fábrica
O trabalho de projetistas no mesmo projeto pode ocasionar muitas versões do mesmo desenho salvas em rede, e isso interfere na busca pela versão atualizada e correta do arquivo. “Com o SOLIDWORKS PDM, temos um controle total sobre a versão que o desenho está e quais os responsáveis pelas alterações, pois cada etapa do projeto tem um responsável vinculado. Isso reflete na certeza do que está sendo fabricado é o desenho correto, diminuindo custos, retrabalho e desperdício de tempo procurando arquivos guardados incorretamente, substituídos ou até mesmo excluídos”, afirma Edimilson Marangoni.  Todos os computadores na fábrica da Semil têm acesso aos dados do projeto liberados pela engenharia, podendo visualizar os desenhos de acordo com o status, seja “Em revisão” ou “Liberados para produção”, por exemplo.
 
<< Mais clientes