Masipack

Masipack aumentou a produtividade de suas 19 máquinas CNC com Edgecam

Fabricante de máquinas embaladoras reduziu o tempo de programação e eliminou o tempo de máquina parada.


A Masipack foi criada em 1987 para oferecer serviços de reforma e assistência técnica de máquinas embaladoras verticais já com a qualidade, a confiabilidade e o comprometimento presentes até hoje.
Em meados de 1988, a empresa deu início ao desenvolvimento de sua primeira 
máquina de fabricação própria, a embaladora automática MX-1000. Ela introduziu um novo conceito de embalagem para pregos, feita em filme flexível, e revolucionou o setor. Com sua ótima receptividade, a máquina foi preparada para embalar também doces, balas, bombons, confeitos, salgadinhos e pequenas peças.

O crescimento das famílias de produto Masipack naturalmente levou ao aumento da capacidade da fábrica e em especial do setor de usinagem, cada vez mais exigido em termos de variedade, complexidade e qualidade das peças produzidas.

Investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sempre fizeram parte da filosofia da empresa, que então partiu em busca de uma solução para auxiliar na programação de suas 19 máquinas CNC, entre elas oito ROMI Discovery 760 e duas Discovery 1250.

A empresa buscava um sistema CAM que agilizasse a fabricação de peças complexas com precisão e rapidez e ainda que reduzisse o tempo de programação e de máquina parada. A Masipack decidiu-se então pelo Edgecam, por cumprir todos esses requisitos e também por sua integração com sistemas CAD 3D SolidEdge e Autocad, utilizados no setor de projetos da empresa.

A integração entre o Edgecam e o sistema CAD 3D utilizado na área de projetos permite que a programação das peças seja feita sem a necessidade de redesenhar no CAM, o que se traduz em automação e ganho de eficiência. “A possibilidade de abrir diretamente dentro doEdgecam os arquivos do SolidEdge e de qualquer outro CAD 3D foi o fator decisivo para a Masipack na escolha do sistema CAM”, afirma Antônio Colombo, Supervisor de Produção.

Atualmente, na Masipack, o Edgecam permite realizar a programação eficiente de peças com diferentes operações como furações, rebaixos, chavetas, canais, roscas, entre outras, utilizando todo o potencial de cada máquina. Isto significa produtividade e eficiência de processos de usinagem, alinhados aos princípios que a Masipack mantém desde a sua fundação.

“Ganhamos tempo de programação e tempo de usinagem. Gastávamos em média de 30 a 40 minutos na programação e a máquina ficava parada. Hoje gastamos de 15 a 20 minutos na programação feita através do software Edgecam e não temos tempo de máquina parada”, comenta Colombo.
 
 
<< Mais clientes