Gerdau

Gerdau: redução de horas extras utilizando o Edgecam

Em 1969, a Metalúrgica Gerdau comprou a Siderúrgica Açonorte, uma usina siderúrgica instalada em Pernambuco. Era um empreendimento do Grupo Brennand, importante conglomerado agroindustrial nos setores de açúcar, cimento, cerâmica e vidro do estado. A Açonorte atualmente fornece produtos voltados para os mercados da construção civil, industrial e agropecuário. Seus principais clientes são as construtoras, obras públicas, produtores agroindustriais e alguns exportadores.

O Desafio

A Gerdau de Pernambuco desejava aumentar a produtividade de seu torno de controle numérico. O Engenheiro de Processos Ivan Vasconcelos já conhecia o uso de software de CAM em tornos. "Usávamos um software didático, o CNC Programmer/Desknet, mas ele não comportaria uma programação de cunho profissional", observa.

A Solução

Para a escolha do software, foram feitas diversas pesquisas e visitas em feiras. Numa dessas ocasiões, ocorreu o primeiro contato com o então técnico da SKA, Miguel Johann. A referência da Romi, usuária satisfeita do Edgecam e fornecedora do torno para a Gerdau, foi outro fator importante. Além disso, foram realizadas visitas à Parker e Cooper Cameron, clientes da SKA, onde foi possível ver o funcionamento deste software em situações reais. Com tudo isso, hoje, a Gerdau, além de usuária, já recebeu treinamento para os operadores, que agora podem entender o funcionamento e até realizar programações de nível mais simples.

Principais Resultados

Segundo Ivan, a agilidade na programação de qualquer tipo de cilindro é a principal vantagem para a Gerdau. "No caso de uma exportação para a China, por exemplo, o pedido foi feito na segunda-feira pela manhã e a produção iniciou logo na quarta-feira à noite", ressalta o Engenheiro da Gerdau.

A programação do pedido estendeu-se por aproximadamente 15 dias, sem problemas na produção e com a entrega realizada no prazo agendado. "Sem o Edgecam, não teríamos nem pego um pedido de tanta urgência, ou, no mínimo, haveria atraso na estrega", encerra Ivan Vasconcelos. Com o Edgecam, uma usinagem que era feita em 8 horas agora leva no máximo 3 horas. Este aumento de produtividade também reduziu a necessidade de horas extras.

<< Mais clientes