Docol

Docol aumenta sua produtividade com Edgecam

Empresa com sede em Santa Catarina escolhe Edgecam como software padrão para a usinagem de toda a linha de produtos

Reconhecida no mercado nacional e internacional, a Docol Metais Sanitários mantém o título de maior exportadora de metais sanitários da América Latina, com um leque de mais de 35 países. Com uma história de mais de 50 anos de sucesso, fabrica em Joinville/SC mais de 800 produtos, sendo pioneira no Brasil na produção de economizadores automáticos de água.

A Docol, que dispõe de dezenas de linhas de produtos, escolheu o software Edgecam para usiná-los e padronizar os processos. Para implementar esta ferramenta na empresa, três companhias visitaram a fábrica para apresentar suas soluções. O pré-requisito para escolha do software era montar um processo de usinagem completo para todas as máquinas CNC que a empresa possui, desde máquinas de três eixos até torno suíço com cabeçote móvel com sete eixos.

Além disso, a Docol apontava desafios para o software, como aumentar a produtividade mantendo a usinagem estável, reduzir o tempo de setup, eliminar a programação manual e padronizar métodos e processos.  Segundo Ricardo Alexandre da Silva, do Departamento de Processos da Docol, um dos desafios era “eliminar programação manual pois, devido a complexidade dos modelos e o ruído do setor, estávamos propícios a erros durante a digitação do programa no pé da máquina”.

Após comparar e analisar as três soluções concorrentes, a SKA foi escolhida para implementar o Edgecam. Além de atender os requisitos estabelecidos, os decisores da Docol perceberam o Edgecam como uma solução de fácil utilização, completa para as necessidades atuais e futuras, sendo que ainda teriam os serviços técnicos da SKA.

Após a escolha do software, este foi implementado pela SKA. A empresa, após testes e acompanhamento, comprovou que o Edgecam proporcionou à companhia 48% de ganho de produtividade média em 18 programas CNC otimizados para o processo de usinagem. Com a mudança, agora também é possível  detectar falhas antes de dar início ao processo.

O resultado obtido com a utilização do software implementado pela SKA e eliminação da programação manual contribui para que o mix com mais de 800 produtos da Docol mantenham a qualidade já reconhecida e sejam produzidos com um tempo de processo menor.

 

 

<< Mais clientes