Cristófoli

Cristófoli reduz tempo de usinagem com tecnologia Edgecam Waveform

Autoclaves são equipamentos de proteção e segurança à vida indispensáveis em hospitais, clínicas, laboratórios e mesmo em estúdios de tatuagem e piercing. A esterilização de materiais como pinças e bisturis ocorre por meio do calor úmido sob pressão que é gerado dentro do equipamento.

Com mais de 150 mil autoclaves já fabricadas, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança oferece modelos altamente funcionais. Combinando tecnologia e design, atende – entre outras áreas – dentistas, médicos, esteticistas, laboratoristas e pesquisadores.

Em Campo Mourão, Paraná, onde as autoclaves Cristófoli são projetadas e produzidas, o setor de Ferramentaria é responsável pela usinagem de componentes de produção como também pela usinagem de moldes para injeção de peças plásticas das autoclaves.

O Gerente de Ferramentaria da Cristófoli, Rafael Aranha, conta que a agilidade é fundamental no processo de usinagem e a tecnologia Waveform do Edgecam trouxe melhorias nas operações desbaste. Segundo Aranha, um item de produção, a haste regulável, que anteriormente demorava 14 minutos e 07 segundos para ser desbastado, agora leva menos de 03 minutos – uma redução de 81%.

 

Tabela 1: usinagem da haste regulável em alumínio realizada em um Centro de Usinagem Romi Discovery 1000, comando Siemens 810D.

Na tabela é possível perceber que mesmo com a utilização de uma ferramenta de diâmetro menor – 12 mm da Waveform contra 50 mm da convencional –, o processo de desbaste foi mais rápido. Os raios deixados pela ferramenta foram menores, reduzindo o tempo de acabamento.

No processo de desbaste com remoção constante de material, também conhecido por Waveform, o caminho de ferramenta mantém o corte constante em todas as regiões do modelo, inclusive onde há mudanças de direção. Com movimentos suaves as vibrações e esforços do corte são reduzidos gerando um corte consistente. Como resultado tem-se a possibilidade de aumentar o incremento de corte vertical e avanço, melhorando a utilização das máquinas e ferramentas.

“Estamos realmente animados com estes primeiros processos e entendemos que quanto mais dominarmos esta tecnologia mais benefícios conseguiremos extrair deste recurso. Combinar profundidade de corte e velocidade de avanço, não parecia algo possível. Reduzir o tempo de ciclo da usinagem sem nenhum investimento em máquinas adicionais é um grande resultado”, conta.

Na abertura de cavidades para moldes e matrizes essa queda também é significativa: de 3 horas e meia para 50 minutos – o que significa 76% a menos de tempo de produção. 

 

Tabela 2: usinagem da cavidade aço carbono realizada em um Centro de Usinagem Romi Discovery 1000, comando Siemens 810 D.

 

Observando os dados de corte é possível perceber que havia um avanço maior utilizando ferramentas High Feed, no entanto com um pequeno incremento de corte. Com Waveform é possível utilizar boa parte da área de corte da ferramenta sem danificá-la. Analisando este processo tivemos uma mudança da profundidade de corte de 0.6 mm para 10 mm.

Além de permitir uma melhor utilização das áreas de corte, o método de desbaste Waveform aumenta a vida útil das ferramentas. Apesar de os parâmetros de corte ser consideravelmente maiores do que no processo convencional, as mudanças suaves de direção e o corte constante garantem estabilidade para o processo de corte, preservando assim a ferramenta. Desta forma, a aresta de corte fica menos sujeita a fissuras e desgaste prematuro.

"Os tempos de ciclo mais rápidos aumentam nosso desempenho. Qualidade e serviço sempre será nossa prioridade número um, e a estratégia de desbaste do Edgecam Waveform contribui grandemente para isso.", conclui Rafael.

<< Mais clientes