CG Power

CG Power conta com tecnologia QC para desenvolver projetos elétricos de disjuntores de alta tensão

A CG Power, fundada na Índia e com planta em Sapucaia do Sul, RS, é uma das 10 maiores fabricantes de transformadores do mundo. Na planta brasileira são fabricados e testados disjuntores, transformadores de instrumento, para-raios e subestações móveis.

Um projeto típico na CG Power de um disjuntor de alta tensão era desenvolvido no CAD 2D DraftSight e durava cinco dias, em média. O Supervisor da Engenharia, Cristiano Schmidt da Cruz, lembra que neste tipo de projeto eram utilizados dois dias para criar o projeto em si e outros três dias para confeccionar o topográfico e listas de materiais.

“A empresa buscava formas de melhorar a qualidade e a velocidade no desenvolvimento dos projetos, reduzindo erros na produção. Uma decisão tomada foi a implantação do QC, tecnologia com recursos específicos para o desenvolvimento de quadros de comando e painéis elétricos.”, afirma Cristiano.

Segundo Cruz, a pressão por prazos é grande e os contratos com as concessionárias de energia impõem multas por atraso na entrega do projeto. “A tecnologia do QC alterou este cenário. Hoje o mesmo projeto, que antes levava cinco dias, é realizado em apenas dois dias. O principal ganho que o QC nos trouxe foi na geração do topográfico que antes era criado manualmente. O topográfico, que é um diagrama gráfico dos componentes com todas conexões elétricas feitas no projeto, é um relatório padrão exigido pelos clientes da empresa. Atualmente levamos dois dias para ter o projeto finalizado e pronto para enviar para produção, inclusive com listas de materiais e o topográfico que agora são um sub-produto automático que o QC gera e com 100% de confiabilidade nas informações.", relata.

A empresa ganhou em qualidade e confiabilidade dentro da engenharia elétrica, permitindo que os projetistas invistam mais tempona concepção do projeto, deixando as tarefas que antes eram feitas manualmente e as verificações de erros e inconsistência do projeto todas automáticas com o uso do QC. “O software oferece várias ferramentas ao projetista elétrico que agilizam principalmente tarefas repetitivas como a inserção de componentes e gerenciamento de contatos.”, comenta Cruz.

“Para nós da CG Power é uma grande vantagem utilizar tecnologia da SKA pela proximidade e preocupação que percebemos da equipe de desenvolvimento e suporte do QC. Isso é muito importante e nos impulsiona a manter essa relação de parceria”, finaliza.

 

<< Mais clientes