Bella Arte

Adoção do sistema NC-MES elimina necessidade de adquirir novas máquinas

Para atender ao aumento da demanda, empresa precisaria ampliar número de injetoras em até 50%

Desafio Proposto

Fundada em 2005 na cidade de Gaspar (SC), a Bella Arte produz uma ampla linha de acessórios para cortinas. A empresa iniciou suas atividades focada na produção de peças em madeira. Dois anos depois de sua fundação passou a produzir peças plásticas e em 2010 adotou o acrílico e o alumínio como matéria-prima de seus produtos.

A diversificação de materiais e processos, aliada ao aumento de demanda, trouxeram novos desafios à empresa, que além de ampliar sua gama de produtos, aumentou em 20% o número de injetoras de seu parque fabril.

“Precisávamos extrair o máximo da cadeia produtiva, oferecendo ao mercado produtos com qualidade, preços competitivos e, principalmente, honrando nossos prazos”, declara Sidimar Piaia, assessor de Vendas da Bella Arte.

Para isso era preciso aprimorar o controle da manufatura, alinhando dados de produção, recursos e processos produtivos através da obtenção de dados consistentes.

 

Vista aérea da planta da Bella Arte no município de Gaspar (SC): empresa oferece a maior linha de acessórios para cortinas em todo território nacionalSolução Apresentada

Logo após a aquisição das novas máquinas a Bella Arte iniciou uma pesquisa de mercado com intuito de aperfeiçoar os processos produtivos relacionados às injetoras.  “Chegamos a NC Systems que ofereceu a solução ideal para a realidade da empresa”, relembra o assessor de Vendas da Bella Arte.

A empresa então colocou em prática a implantação do software NC-MES (Sistema de Execução da Manufatura) em seu parque fabril, garantindo resultados expressivos em termos de produção, economia e gerenciamento de recursos.

 

Resultados Obtidos

No campo estratégico a nova tecnologia possibilitou a elaboração de cronogramas assertivos envolvendo as ordens de produção, horas paradas, tempo de injeção e de set up das máquinas.

O software também auxiliou a gestão de recursos humanos, indicando os operadores com melhores resultados e apontando oportunidades de melhoria na realocação de alguns colaboradores. 

“Agora a gerência está mais motivada em buscar resultados melhores, pois eles são vistos e acompanhados simultaneamente pelos diretores da empresa”, comenta Sidimar Piaia, que ressalta: “Caso a Bella Arte não tivesse adquirido a solução da NC Systems, certamente hoje estaríamos com um número 40% ou 50% maior de injetoras para produzir a mesma quantidade que produzimos hoje”.

Nas palavras do assessor de Vendas da Bella Arte, trata-se de um pequeno investimento que trouxe grandes resultados: “O sistema foi revolucionário e excepcional”, finaliza Piaia.

 

Suporte fabricado em alumínio: gestão assertiva da produção foi essencial para alavancar a produtividade

<< Mais clientes