Engenheiro recém-formado? Aqui estão algumas dicas para você se destacar no mercado

Para quem acabou de se formar ou que é novo no mercado de trabalho, existe um vasto e nebuloso horizonte para ser explorado e descoberto. Nesse caminho, dúvidas de como serão os passos seguintes surgirão.

Então, para ajudá-lo nesse caminho, separamos algumas dicas valiosas que contribuirão não só para o início da caminhada, mas sim durante toda sua trajetória no mercado de trabalho.

A primeira é a busca por conhecimento. Faça treinamentos e tire o máximo proveito das suas ferramentas de trabalho, aperfeiçoe técnicas, aprenda truques e converse com pessoas mais experientes para adquirir maior conhecimento e expandir sua capacitação. Esse busca deve ser diária e não pode se resumir apenas a treinamentos em salas de aula a cada um ou dois anos.

Com a internet à nossa disposição, conteúdos de altíssima qualidade podem ser encontrados de forma gratuita ou em treinamentos on-line de rápida conclusão, o que possibilita uma maior capacitação em diferentes áreas dentro do seu setor. Por exemplo, se você é um usuário SOLIDWORKS terá o MySOLIDWORKS.com à sua disposição. Lá existem cursos atualizados e dicas sobre a ferramenta. Nesse portal, o acesso a conteúdos é fácil e direto, as mídias são desenvolvidos por especialistas e você ainda poderá contar com fóruns de discussão para trocar ideias com usuários do mundo todo.

Diante de tanta novidade e meios de comunicação, a próxima dica é se manter atualizado. Quer ser diferenciado? Busque informações sobre novidades e aplique isso à sua produtividade e a de toda equipe, pois o trabalho em conjunto eleva suas chances de se tornar um líder no ambiente de trabalho.

Após treinamentos, trabalhos em equipe e a procura por novidades e melhorias, a última dica é expandir seu conhecimento para diferentes áreas. Os melhores engenheiros e projetistas sabem que os melhores produtos não nasceram de projetos desenvolvidos apenas com uma ferramenta CAD 3D. Esses projetos devem e são mais que um “desenho de engenharia”.

Produtos devem ser validados virtualmente para assegurar seu funcionamento e fabricação sem erros. Fabricação essa que deve ser planejada e executada de maneira eficiente, normas de documentação devem ser seguidas para garantir o uso correto do produto. O controle de qualidade precisa ser mais produtivo e eficiente, os demais departamentos, como marketing e vendas, precisam reaproveitar os projetos da engenharia para trabalhar a venda e imagem desse produto antes mesmo da sua fabricação final.

Isso tudo pode parecer complexo, mas na verdade não é. Tudo se torna mais simples quando entendemos os conceitos e utilizamos, por exemplo, uma plataforma de inovação como o SOLIDWORKS, que integra diferentes ferramentas.

Busque por informações e conhecimento sobre validação virtual, gestão de dados dentro da engenharia, manufatura, qualidade e assim por diante. Abra novos horizontes e se abra para novas possibilidades e ideias de desenvolvimento de produtos.